PUBLICAÇÕES MEMÓRIA & ARTE

Histórico

       Os trabalhos de resgate da memória em papel têm resultado em diversas formas de divulgação do enorme manancial informativo com que temos nos deparado. Para ajudar na salvaguarda de todo esse material e para colocá-lo ao acesso de um público cada vez maior, temos preparado publicações que apresentam os resultados desse trabalho. Pela peculiaridade dessas produções (edições diplomáticas, semidiplomáticas, facsimiles, etc. de manuscritos e impressos, ou obras de referência), decidimos tomar para nós os cuidados que essas publicações exigem como seleção das produções a serem publicadas, criação de sua identidade visual, diagramação, disponibilização e distribuição. Assim, abrindo mais uma frente de trabalho, o Memória & Arte criou o seu braço editorial: as Publicações Memória e Arte. Desta forma, embora não seja uma editora de cunho comercial, o Memória & Arte tem sido a chancela editorial pela qual conseguimos acompanhar cada detalhe das publicações dessa trabalho minucioso dentro das áreas de Filologia textual, Paleografia, Biblioteconomia, Arquivologia, Conservação e Restauro, Pesquisa em Acervos, etc.

 

    Através do Memória & Arte já publicamos edições de documentos manuscritos como os “Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia”, o “Notícia geral de toda essa capitania da Bahia até o presente ano de 1759”, de José Antônio Caldas,

os volumes 1, 2 e 3 da Série Uma história escrita à mão (v. 1 Atas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia; v. 2 Documentos da fundação do Recolhimento dos Humildes de Santo Amaro da Purificação; documentos da construção da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do documentos das irmandades laterais que habitam o mesmo templo) entre outros. 

   Estamos preparando, ainda o terceiro volume da referida Série com edição dos documentos da construção da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do documentos das irmandades laterais que habitam o mesmo templo), e obras de referência como “Paleografia e suas Interfaces”, v. 1 e 2 e “Pesquisando Acervos”, v. 1 além dos Anais do I e do II Seminário Nacional de Paleografia.

 

    Todas estas publicações são financiadas através de captação de recursos através de editais públicos, tendo, portanto, sido submetidos a avaliações de parecerista antes, durante e depois da conclusão dos trabalhos. Muitas deles contam com parcerias institucionais de diversa natureza.

 

    A aceitação das publicações do Memória & Arte tem sido surpreendente e, através de distribuidores internacionais, nossas produções têm sido adquiridas por diversas instituições estrangeiros como a Biblioteca do Congresso Americano, a Biblioteca de Stratford e a Universidade de Oxford.

 

    Para garantir a qualidade do nosso trabalho, contamos com um conselho editorial formado por professores doutores de universidades nacionais e estrangeiras, todos com consistente produção nas áreas referentes ao nosso caris editorial.

 

CONSELHO EDITORIAL*

Maria da Glória Bordini (UFRGS)

Célia Marques Telles (UFBA)

Isabel Lousada (Univ. Nova de Lisboa)

Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP)

Alícia Duhá Lose (UFBA)

Jorge Augusto Alves Lima (UESB)

Sandro Marcío Drumond Alves Marengo (UFS)

Fabiano Cataldo de Azevedo (UNIRIO)

* O Conselho Editorial das Publicações Memória e Arte conta com a colaboração de pareceristas ad hoc sempre que necessário.

 

CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO

  • Atender ao caris editorial das Publicações Memória e Arte;

  • Ter a produção resultado de um projeto de pesquisa ou ser obra de referência teórica;

  • Ter sido aprovado pelo nosso Conselho Editorial;

  • Possuir financiamento obtido através de programas de fomento à pesquisa ou à cultura ou outra forma de apoio;

  • Em casos de publicações on-line, permitir a disponibilização através do nosso site, independente de poder estar disponível em outros portais ou plataformas;

  • Acompanhar as etapas editoriais sempre que necessário.

  • Caso tenha interesse em publicar conosco, entre em contato através do memoriaearte@gmail.com e envie sua produção para que seja submetida à avaliação.

LOGO-DO-MEMORIA-&-ARTE.png
LOGO-DO-MEMORIA-&-ARTE.png

© 2019 Memória & Arte. Todos os direitos reservados.