PROJETO:
CÓDICES DO RECOLHIMENTO DOS HUMILDES: A MEMÓRIA HISTÓRICA DE SANTO AMARO NO SÉCULO XIX
Este projeto foi selecionado no edital público do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, nº 014/2019, através da Fundação Pedro Calmon, Arquivo Público do Estado da Bahia, Setorial de Arquivos – Restauração, Digitalização e Promoção de Acervos Privados de Interesse Público, TAC 85/2021.
Os objetivos foram: restaurar, digitalizar, descrever, transcrever, analisar e editar cinco documentos manuscritos, em formato dos antigos códices, que agora estão sendo publicados em três volumes.
O volume 1 apresenta o Apontamentos históricos – Recolhimento dos Humildes, 1855 a 1893, são informações relativas a alguns feitos ocorridos na dita instituição; o volume 2 apresenta o Livro dos Mortos, o qual descreve as ocorrências de falecimento no Recolhimento dos Humildes; e o volume 3 reúne os documentos: Livro de Registro dos Irmãos da Confraria do Immaculado Coração de Maria, Regras e Constituições do Recolhimento dos Humildes e Estatutos da Sé da Cidade da Bahia.
Todos esses documentos foram escolhidos para compor este projeto pelo seu significado para a história da Bahia, mas sua ressonância é ampliada, pois diz respeito à memória histórica da instituição que os produziu e os detém, assim como à memória histórica da cidade de Santo Amaro, do Recôncavo baiano, da Bahia e do Brasil.
Todos eles encontram-se disponíveis para os pesquisadores interessados nos mais variados temas referentes à memória e a história produzida em papel e conservada na Bahia.
A equipe responsável por este trabalho é composta por: Profa. Dra. Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni, Profa. Dra. Alícia Duhá Lose, Me. Perla Andrade Peñailillo, Bibliotecária e Arquivista Letícia Oliveira de Araújo, Arquivista e Historiadora Paula Padilha Cerqueira e a Técnica em Restauro Valnice Salignac de Souza.