top of page
PROJETO
MEMÓRIA NEGRA DA BAHIA:
RECUPERAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE TEODORO SAMPAIO

Este projeto foi contemplado no edital número 10/2019, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia – Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, com TAC nº 08/2022.

 

O acervo contemplado no edital pertence à Biblioteca Monsenhor Manoel de Aquino Barbosa, de propriedade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A proposta foi restaurar 8 livros publicados pelo intelectual baiano Theodoro Sampaio, impressos entre 1910 e 1955. Esse acervo é de muita importância para a cultura não apenas do estado da Bahia, mas para o Brasil, pois o escritor tornou-se uma respeitada personalidade de forte influência no país por sua participação na construção da sociedade do século XIX, mas pouco lembrada pelo público geral, embora suas obras sejam de extrema relevância. E para evitar que a memória baiana esquecesse ou o excluísse de sua história, foi proposto, através da execução deste projeto, que seus livros fossem recuperados e as obras digitalizadas, embora já existam na Internet outras digitalizações, porém cada exemplar é um exemplar diferenciado porque traz marca do seu proprietário.

 

A digitalização e posterior divulgação para acesso foi importante porque Theodoro Sampaio já é desconhecido para a nova geração, o que é, em parte, inadmissível. Também se sabe que uma parcela do desconhecimento se deve à falta de acesso a essas obras, textos importantes para a história do crescimento social e econômico do país.

 

Esses livros foram selecionados por alguns motivos: 1. É a coleção que se encontra na Biblioteca Monsenhor Manoel de Aquino Barbosa; 2. Devido ao estado de conservação da coleção (que era de degradação), uma vez que se encontrava em vias de se perder, e seria uma lástima para o patrimônio cultural da Bahia, principalmente para a cultura negra; 3. São obras que pouco se encontram a venda e disponíveis para consulta, isto significa que essas publicações praticamente estão fora de circulação do mercado editoral, mas são referências para a história social do país. Assim, optamos em dar acesso público e gratuito em pdf através do site www.memoriaarte.com.br, que tem acesso mundial.

 

Como já mencionado, o projeto “Memória Negra da Bahia: Recuperação do Acervo Bibliográfico de Theodoro Sampaio” tem como objetivo geral restaurar o acervo bibliográfico deum importante intelectual negro baiano, contido na Biblioteca Monsenhor de Aquino Barbosa. E como objetivos específicos: higienizar, fazer pequenos reparos, restaurar, encadernar, digitalizar, acondicionar e disponibilizar ao público em geral as 8 obras selecionadas para compor o projeto, como forma de fomentar e valorizar a memória intelectual baiana; recuperar e manter viva a memória de Theodoro Sampaio; disseminar a cultura baiana. Como Theodoro Sampaio faleceu em 1937, há mais de 80 anos, em suas obras já não podem mais incidir direitos autorais porque já ultrapassaram os 70 anos exigidos por lei, o que favorece a digitalização e consequente acesso livre ao público.

 

Salienta-se que, embora a Biblioteca Monsenhor Manoel de Aquino Barbosa tenha sido criada há mais de 40 anos, em 1980, somente foi aberta ao público em 2011, porém, com um acervo desordenado, desorganizado, sem tratamento, sem inventariação, sem descrição. A referida Biblioteca é uma das poucas situadas dentro de igrejas no Brasil, o que lhe dá um charme especial.

Esse espaço, depois de 30 anos de abandono, teve seu processo de revitalização iniciado ainda em 2011, através de projetos apoiados pelos editais do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e IPAC/BA, há mais de 10 anos, com inventário, higienização, restauro das obras do século XVIII e do século XIX. Esse espaço possui um acervo composto de 2.069 títulos, incluindo publicações do século XVII ao início do século XX, e entre elas estão as obras de Theodoro Sampaio.

 

Através de editais de cultura da Bahia, mais de 80 livros já foram recuperados, pelo Memória & Arte com todas as ações de análise, higienização, pequenos reparos, restauro, digitalização, transcrição e acondicionamento.

 

Theodoro Fernandes Sampaio nasceu em 7/01/1855 no Engenho Canabrava, município de Santo Amaro da Purificação, BA. Formou-se em 1877; em 1879, fez parte da Comissão Hidráulica do Império e projetou os melhoramentos do Porto de Santos. Em 1883, foi nomeado primeiro engenheiro da Comissão de Melhoramentos do Rio São Francisco. Em 1886, fez o levantamento para a carta geológica de São Paulo. Em seguida, fez parte de várias outras comissões do Império, visando ao desenvolvimento do Brasil. Em 1898, foi nomeado diretor e engenheiro-chefe do Saneamento do Estado de São Paulo, onde permaneceu até 1903. Por ser muito amigo de Euclides da Cunha, o auxiliou com conhecimentos sobre o sertão baiano na elaboração do livro “Os Sertões”. Faleceu em 1937. Suas ideias sobre o desenvolvimento urbano das grandes cidades foram

contribuições importantes para a época. Sampaio foi um dos maiores pensadores brasileiros de seu tempo. Engenheiro por profissão, legou-nos uma bibliografia de vasta erudição geográfica e histórica; é dono de uma sofisticada escrita; estudou os indígenas brasileiros, contribuiu com os estudos dos rios do país, os sítios arqueológicos nacionais, a língua tupi na geografia nacional.

Em relação ao estado de conservação, esses livros, em sua maioria, apresentavam avançado estado de degradação; acidez; ataques de fungos, insetos e roedores; manchas de umidade, necessitando de restauro antes de serem disponibilizados, pois o manuseio estava sendo difícil devido ao estado de fragilidade. A degradação bioquímica é que sido a responsável pelo estrago provocado no suporte. Esses livros estavam em vias de se perder tanto dos olhos quanto das mãos. O tratamento de recuperação foi consistiu na desmontagem dos livros, mapa de caderno, banho químico, secagem, montagem do livros, costura, encadernação e douração.

Boa leitura a todos.

 

Profa. Dra. Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni

Administradora e Restauradora

Memória & Arte

MEMÓRIA NEGRA DA BAHIA RECUPERAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE TEODORO SAMPAIO(1)_edited.jp
LOGO-DO-MEMORIA-&-ARTE.png
LOGO-DO-MEMORIA-&-ARTE.png

© 2025 Memória & Arte. Todos os direitos reservados.

bottom of page